Instituto Pensar - Projeto de terminal em Alcântara (MA) vence prêmio de ?projeto do ano?

Projeto de terminal em Alcântara (MA) vence prêmio de ?projeto do ano?

por: Igor Tarcízio


Foto: Ministério dos Transportes

Na última sexta-feira (18), o Terminal Portuário de Alcântara (TPA), no Maranhão, foi escolhido pela CG/LA, uma das principais consultorias de infraestrutura do mundo, como o "projeto do ano? na categoria engenharia e construção.

O empreendimento envolve um novo ramal ferroviário de 215 quilômetros de extensão, a partir da Estrada de Ferro Carajás (EFC), que desembocaria em um porto com quatro berços de atracação e 1.620 metros de cais na primeira fase. Na segunda etapa, poderia ser ampliado para oito berços e 3.240 metros de cais.

Investimento milionário

O investimento inicial é orçado em US$ 772 milhões ? cerca de R$ 4,3 bilhões pela taxa de câmbio atual ? e estima-se que o TPA movimente até 180 milhões de toneladas por ano de cargas, o que o tornaria um dos maiores do país.

Os empreendedores ? dois empresários portugueses ? já obtiveram um contrato de adesão junto ao Ministério da Infraestrutura, por 25 anos (renováveis), o que garante autorização para operar como terminal de uso privado (TUP).

Ibama emitiu termo de referência para elaboração dos estudos de impacto ambiental. Paralelamente, foi firmado um acordo com comunidades quilombolas do entorno, o que poderá significar uma dificuldade a menos no pedido de licença ambiental prévia.

Versatilidade

São pontos de destaque do TPA ? que tem como consultor o ex-presidente da CPTM e do Porto de São Sebastião Frederico Bussinger ? o tamanho da retroárea disponível, com a possibilidade de abrigar projetos industriais, e o calado natural mínimo de 25 metros. 

A ideia é movimentar principalmente grãos e minério de ferro, mas o terminal pode ajudar ainda na logística da base de lançamentos aeroespaciais de Alcântara.

Outros quatro projetos foram premiados pela CG/LA nas demais categorias: o trem de alta velocidade Sidney-Melbourne na Austrália (estratégico), o terminal de contêineres de Gales do Sul no Reino Unido (desenvolvimento sustentável), o sistema de transportes Varsóvia-Lodz na Polônia (modelagem financeira) e o sistema metropolitano de transportes de Florianópolis em Santa Catarina (criação de empregos).

Com informações do Valor Econômico



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: